segunda-feira, 12 de abril de 2010

O mito do profeta Inflexível

Na reunião de 10 de abril, continuamos a leitura do capítulo 32 do livro: O Grande Conflito. Descobrimos, além de outras coisas, quem são a mão direita de Satanás.
Se você gostaria de também conhecer este assunto e ler o capítulo que estamos estudando, clique aqui.

Dentro do assunto sobre o mito do profeta inflexível, estudamos alguns textos da Bíblia que se interpretados de forma literal, podem nos trazer grandes problemas.

Veja, por exemplo, João 6:54 - "Quem comer a minha carne e beber o meu sangue tem a vida etern, e eu o ressuscitarei no último dia."
Imagine um canibal lendo este texto que um missionário estivesse mostrando.
Certamente o canibal perguntaria: Onde está Cristo... Eu preciso vê-lo urgente... ehehehe
Então o missionário, na sua inocência poderia dizer: Cristo está no céu, mas não sou mais eu quem vive, Cristo vive em mim.
O canibal poderia devorá-lo e ainda achar que estaria fazendo a vontade de Cristo.

Outro pessoa poderia ler o texto de Mateus 18:8 e 9 que diz que devemos arrancar olho, mão ou qualquer coisa que nos faça pecar...
Ele, então, cortaria uma parte do corpo, achando que o texto está falando isto literalmente.
O texto diz que, é preferível entrar no céu, faltando uma parte do corpo, do que ir com o corpo completo para o inferno.
Obviamente ninguém estará no céu faltando parte do corpo, o que torna este texto em sentido simbólico... Até porque não está na mão o pecado e sim na mente, no "coração".

Outros tantos textos também poderiam ser aplicados de forma errônea, tais como: Mateus 10:34-36(imagine um guerreiro lendo isto); Mateus 18:19(não é à toa que existem tantas religiões);

Quando lemos aquilo que os profetas escreveram, precisamos utilizar o dom divino da razão humana, o bom senso, a mente santificada.

Romanos 12:1 e 2 falam do culto RACIONAL e que devemos renovar a nossa mente para compreender a vontade de Deus.

1 Coríntios 2:13 a 15 mostra que comparando textos espirituais com espirituais, nos auxiliaria em muito. Mas, o mais importante é a homem espiritual(mente santificada) para interpretar mais adequadamente o que os profetas de Deus teem escrito.

Deve existir um equilíbrio na interpretação do que o profeta disse(autoridade profética) e o que a mente santificada interpreta, o homem espiritual(1 Cor. 2:15).

O profeta diz: "Corta a tua mão..."
A mente santificada entende o princípio expresso nestas palavras. E corta o mal pela raiz em sua vida. Corta tudo aquilo que dá prazer mundano e afasta de Deus.
Ele não precisa cortar literalmente a mão, mas corta muitas coisas que o afastam de Deus.

A letra da lei e o espírito da lei deve ser sempre avaliado.
O que importa é o espírito da lei e não a letra.

O cuidado que devemos ter em relação a isto é quanto a não ficar racionalizando tudo que os profetas escreveram a achar que nada é para nós, que nada é literal, que tudo pode ser analisado pela mente não-santificada e que tá tudo certo, que não precisamos mudar nada em nossas vidas... este seria um outro extremo do desequilíbrio.

Ellen White falou sobre o uso que alguns fazem de suas citações:

Mensagens escolhidas, 217

"É assim que é, e meu espírito tem sido muito agitado quanto à ideia: 'Ora, a irmã White disse assim e assim, e a irmã White falou isto ou aquilo; e, portanto, procederemos exatamente de acordo com isto'.
Deus quer que todos nós tenhamos bom senso, e deseja que raciocinemos movidos pelo senso comum. As circunstâncias alteram as condições. As circunstâncias modificam a relação das coisas."

Graças a Deus temos uma profetisa coerente com a Bíblia e precisamos também sermos coerentes e utilizarmos o bom senso ao lermos a Bíblia, bem como os escritos de Ellen White.

Nenhum comentário:

Postar um comentário